domingo, 29 de março de 2009

A imaginação burocráctica deu um passo a trás e dois à frente!

Como já tinha previsto aqui o sr. Silva e a corja que ele colocou a dirigir o ministério da Agricultura são muito imaginativos quando se trata de complicar a vida aos agricultores. Neste período em que decorrem candidaturas às ajudas, o IFAP "lembrou-se" de fazer alterações nas parcelas dos agricultores registadas no Sistema de Informação Parcelar, sem aviso. Resultado, quando se estão a candidatar, muitos agricultores apercebem-se que lhe faltam dezenas ou mesmo centenas de hectares nas suas explorações, não podendo concluir os seus processos de candidatura. Isto tem como consequência terem que se dirigir às salas de parcelário, passar horas em filas, porque alêm do aumento da afluência, a lentidão das aplicações informáticas complica ainda mais o atendimento.
Entretanto a "komissária" que o sr. Silva colocou à frente do IFAP, continua a purga nos dirigentes mais antigos. Tudo o que cheire a independência e escape ao controlo partidário é saneado.

terça-feira, 24 de março de 2009

Energias Renováveis?

O governo resolveu fazer mais um anúncio sobre ajudas para a utilização destas energias na agricultura. Além de se tratar de mais um desperdício, quando não se concedem ajudas a mais nada, à primeira vista é mais um daqueles anúncios para favorecer a imagem politicamente correcta do governo.
Mas segundo o Público estão a ser financiadas tecnologias que de renovável pouco têm!
Mais um embuste, será para ajudar alguns "amigos"?

segunda-feira, 23 de março de 2009

A propósito de incêndios florestais

A propósito da azáfama que vai por aí, transcrevo um comentário doutro blog:

"Hoje percorri todo o perímetro do incêndio do Marão. Em condições meteorológicas relativamente suaves cerca de 200 homens (e mulheres) faziam o que sempre fazem, ou seja esperar o fogo à beira da estrada (por vezes deitados gozando o sol da tarde). O Kamov ia largando uns litros de água inconsequentes. Uma equipa GAUF que estava a fazer contra-fogo por 3 vezes o viu apagado pelo Kamov (parece que nada mudou no que toca à coordenação ar-terra). Em áreas tratadas com fogo controlado há 3-4 anos a reduzida intensidade do incêndio era notória, mas as equipas com ferramenta manual que o poderiam apagar facilmente não se encontravam lá. Nalgumas secções do fogo fazia-se o mais acertado, ou seja deixá-lo arder porque no balanço do ganhar e do perder ambiental o 1º sai claramente vantajoso com fogos que ocorrem em matos nestas condições. Mas noutras áreas o "dispositivo" foi incapaz de impedir a floresta de arder. Centenas (ou km?) de estreitas (5-10 m) faixas limpas por sapadores florestais junto às estradas e caminhos mostraram pela enésima vez a sua inutilidade. Noutra secção do incêndio a arborização absurda efectuada dois anos atrás com grande esforço de homens e máquinas em declives insanos teve o destino merecido (ardeu completamente). E os jornalistas, por telefone ou no teatro de operações, fizeram as perguntas do costume às quais eles próprios dão a resposta do costume ... Não é no fogo (ou nestes fogos invernais) que está a desgraça mas sim em todo este circo que ingloriamente desperdiça o erário público."

Não é necessário dizer mais nada, enquanto continuarmos a desprezar a gestão florestal na sua vertente de prevenção vamos continuar na mesma!

sábado, 21 de março de 2009

Eucalipto espécie invasora?

A TSF noticiou que o eucalipto esteve quase a ser considerado uma espécie invasora! Este absurdo esteve quase a ser publicado na forma de decreto-lei, o que teria como consequência acabar com o eucalipto como actividade económica em Portugal. É preocupante que a administração pública tenha gente capaz de produzir uma imbecilidade destas e recorra a "especialistas" do calibre do que é referido na notícia atrás citada. Como é possível passar por cima de toda a informação técnica e científica para impor preconceitos de natureza quase religiosa, com evidentes prejuízos para a economia nacional?
Mas também existem ambientalistas que não alinham nestes disparates como este aqui.

sábado, 14 de março de 2009

Freeport e PRODER(3)

Então não é que o nosso arquitecto Guerra também está envolvido na retirada de 3000 hectares de uma reserva natural no Alentejo! E com uma enorme rapidez!
Parece que havia um "pequeno" erro técnico e logo de 3000 hectares!
Só é pena que não seja tão rápido na aprovação de projectos do PRODER .

domingo, 8 de março de 2009

Continuamos à espera 3

Estamos em Março de 2009 e ainda não há um contrato assinado!
Nem com D. Sebastião nem com nevoeiro nem com nada!
Entretanto o ministério da Agricultura anda a contactar agricultores a quem chumbou projectos, do programa AGRO, há 2 anos atrás, porque sobrou dinheiro!

Sem comentários...

quinta-feira, 5 de março de 2009

O discípulo de Goebbels

Dizia o ministro nazi da propaganda que uma mentira, se muitas vezes repetida, tornava-se em verdade. Deve ser por isto que o sr. Jaime Silva continua a mentir descaradamente sobre o dinheiro que é pago aos agricultores, pode-se ver aqui mais um exemplo da manipulação em que este famigerado ministro se tornou perito. Trata-se seguramente do ministro da Agricultura mais incompetente dos últimos 30 anos, mas a sua actuação não se pode explicar só pela incompetência, só pode ser inteiramente explicada se considerarmos também a má fé. Nunca houve um ministério que movesse uma guerra não declarada à agricultura e ao mundo rural como este.
A agricultura nunca recebeu tanto dinheiro, dizem-nos, mas os pagamentos de 2007 ainda não foram completados, não há ainda um contrato do PRODER assinado e estamos em Março de 2009!
O ministério da agricultura tem os piores dirigentes de que há memória, nomeados por este governo, autênticos bóis de refugo, muitos deles nem para arrumadores servem.
A situação chegou a um ponto de não retorno, em que será muito difícil aproveitarmos o actual QCA.

domingo, 1 de março de 2009

Autismo e conformismo

Foi impressionante o congresso do PS, todos os congressistas a elogiar o chefe, nenhuma voz dissidente, nenhuma ideia, completamente à margem do País Real, completamente conformistas e autistas.
O deputado Manuel Alegre fez muito bem em estar ausente, deve ter sido um dos piores congressos partidários que alguma vez se realizou em Portugal. O PS não é definitivamente um lugar para quem pense pela sua própria cabeça, está completamente dominado por "bóis" agarrados aos "tachos" como lapas a uma rocha.

Freeport e PRODER(2)

É extraordinário como está tudo relacionado, o nosso arquitecto, além da conexão com o Freeport, foi também Director Regional de Agricultura do Norte, justamente na altura em que deveriam ter sido efectuados os controlos às ajudas de 2007, que ainda não foram concluidos!(Estamos em Março de 2009)
Quais foram as consequências?
O arquitecto foi promovido a Gestor Nacional do PRODER !