quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Incêndios na Austrália

Na Austrália depois da tragédia que provocou mais de 200 mortos, começa-se a perguntar porquê e está-se a chegar à conclusão o principal problema foi a legislação que impediu limpezas de matos à volta de casas e povoações e a utilização de fogos controlados para controlar a vegetação e diminuir a concentração de combustível. Quando se ignora a experiência e o conhecimento técnico e científico e se seguem utopias pseudo ambientalistas, o resultado é fatal.
E em Portugal? Depois dos incêndios catastróficos de 2003 e 2005, tivemos sorte nos últimos Verões, com condições pouco favoráveis a grandes incêndios, mas o ordenamento e gestão da floresta não melhoraram, continuando-se a apostar no combate e não na prevenção, estando muitas zonas completamente abandonadas, apenas à espera de condições favoráveis para arderem novamente.
Mas é muito mais vistoso comprar helicópteros, viaturas, sistemas de controlo e comunicações, integrar a Guarda Florestal na GNR(!).
Enquanto se separar o combate aos incêndios da gestão da floresta e do ordenamento do território nunca iremos a lado nenhum.

1 comentário:

  1. Quando eu era rapazote
    Dei o primeiro calote
    Uma corrupção bem sucedida
    Ganhei e gostei dela
    E lá me atraquei a ela
    P’ró resto da minha vida

    Às vezes uma pessoa
    O suborno não perdoa
    Faz bater o coração
    Mas tenho grande vaidade
    Em ser uma sumidade
    Na arte de aldrabão

    Sou Engenheiro
    Dos Piratas companheiro
    Dedicado embusteiro
    Pequeno ladrão do povo
    E governando
    A idade vai chegando
    Ai… O cabelo branqueando
    Mas o Freeport é sempre novo

    Todos vão para a rua
    Na empresa que não é sua
    Mas eu tenho outro desejo
    Eu navego em outras águas
    Portugueses cantam as suas mágoas
    Eu cá não os invejo
    A haver marosca, e se calhar até houve não a fez sozinho, ou será que esta “caso” vai acabar como os demais, no cesto dos papéis do esquecimento.
    Pois é só mais uma suspeição.
    Entre Varetas e Coelhones os casos abundam.
    Vamos ver mais do mesmo…
    As “moscas” mudam, mas a merda é sempre a mesma.
    Vamos pôr estes políticos, leia-se chulos, todos na rua. Não votem, votem em branco, nulo ou outra coisa qualquer mas vamos correr com eles.
    È evidente que io Freeport é mais um balde de merda que vai ser escondido, sâo tantos a comer da mesma panela que se cobrem uns aos outros , mas votar em em branco é o caminho errado, quem se cala, tolera…. queremos tolerar mais merda desta ??????????????????
    A politica deste governo é de comer Doutores e cagar Engenheiros,.

    Também é evidente que não é caso unico, é evidente que o “Pinóquio” estava ao corrente das coisas, embora não estivesse na linha da frente, é óbvio que com Ingleses metidos ao barulho com a mania da superioridade, que tão bem os caracteriza, a coisa fica mais pantanosa.
    Uma das maneiras de quebrar estes ciclos é na altura das eleições ser corajoso e votar em partidos alternativos, e não ser cobarde e votar no mesmo porque afinal pode dar jeito no futuro.
    Disto está o País cheio, porque a revolução fez-se para catapultar novas burguesias, sempre da mesma forma que elas se fizeram; roubando a uns para dar a si mesmo e aos amigos da Pandilha! Aliás, é a máxima do capitalismo, que estes políticos tanto acarinham, por lhes convir. Conspurcam o bom nome dos modelos sociais, que os seus programas apregoam em letras mortas! Nunca tivemos políticos sérios, embora estes medíocres elejam, por vezes, alguns estadistas entre si, para compor o engano do povo! A revolução não se faz com destituições de pessoas, mas sim das velhas mentalidades egoístas e anti-sociais, que inundam a avareza e ganância de qualquer cidadão, a quem se ofereça a possibilidade de subir bem fácil na Vida, sobretudo pela via do seguidismo de dominadores dos Partidos! A pseudo-democracia serviu bem este propósito, que se tornou útil para muitos inúteis e incapazes, que apenas são bons no palrear; são escolhidos por saberem cantar tão bem ao ouvido do povo! Portanto, a culpa do estado do País cabe, em primeiro lugar, aos eleitores, que adoram votar sempre em branco; quando não votam e quando votam em candidatos, sem conhecerem as suas propostas concretas de resolução dos nossos problemas. A exigência conduz ao resultado e é uma medida do avanço cultural de um Povo! Estamos muito atrasados e somos os mais pobres da Europa, por alguma razão! Gostamos das facilidades…e das “graxas”…! Bravo,está mto. bem observado. O pseudo engº é um aldrabão e um gr. parlapatão, que há mto. que deveria ter sido desmascarado, mas como os media são todos da mesma côr, vai ser mto. dificil……………. !

    ResponderEliminar